Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do ensino médio contam experiências de viagem educativa ao Petar

Estudantes do ensino médio contam experiências de viagem educativa ao Petar

Os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Piracicabano tiveram a oportunidade, nesse mês, de aprofundar seus conhecimentos com a viagem ao Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), conhecido como uma das áreas de conservação ambiental mais importantes do mundo. A viagem, que é tradição com os alunos do primeiro ano, foi promovida entre os dias 7 e 9 de junho.

O professor de biologia e environment, Allan Douglas Miranda, conta que essa atividade tem grande importância para os estudantes, pois permite a aproximação do grupo, a possibilidade de aprender na prática parte do conteúdo transmitido em sala de aula e, também, aprimorar a convivência a partir do estreitamento da relação entre professor e aluno.

“A repercussão positiva é gigantesca, e eles sempre gostam. Os alunos chegam eufóricos e cheios de histórias depois da viagem, para compartilhar em suas redes sociais e com seus familiares”, conta Allan.

APRENDIZADO - O aluno Rodrigo Ducatti, de 15 anos, participou da excursão e retornou com muitas experiências para contar. “Na viagem, aprendi sobre como foram formadas as cavernas, observamos e aprendemos também sobre a formação das estalactites e estalagmites, como surgiu o Parque Petar e sobre algumas espécies de animais que habitam determinadas cavernas”, relata o estudante.

Ele conta que a experiência da viagem foi além do aprendizado em biologia. “Foi inesquecível. Pude fortalecer os laços de amizade, aprender muito sobre como se formaram as cavernas e as vidas existentes nela. Além disso, pudemos ter contato com as pessoas que vivem em Apiaí e Iporanga e praticamos outro idioma (inglês) com as intercambistas que nos acompanharam“, destaca Ducatti.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues